domingo, 19 de setembro de 2010

Semihidroponia

Após um exaustivo curso sobre permacultura, no qual  não consegui me engajar, começamos outra disciplina que me pareceu muito importante e atual. Versa sobre jardins verticais, jardins em baldes, skygardens, tetos verdes e coisas mais pé no chão (literalmente).
Tivemos uma aula prática sobre semihidroponia, que consiste em utilizar um reservatório de água e, em outro patamar, o substrato com as plantas.
Entre o reservatório de água e o substratu, pusemos um separador feito com uma pasta de polietileno cortada em círculo e toda furadinha, para que as raízes ultrapassem o substrato e alcancem a água do reservatório.
No reservatório existe um furinho funcionando como "ladrão", para que a água em demasia possa transbordar sem alcançar o substrato. O objetivo é manter esses dois separados.
Usando esse método, podemos ficar mais tempo sem regar as plantas e o consumo de água diminui drasticamente.
Outro benefício é que a água, mesmo no reservatório, não apodrece as raízes e nem fica exposta ao aedes aegypti.
As fotos mostram o passo-a-passo do sistema de semihidroponia e não precisam de comentários, pois estão bem explicativas.
Uma horta inteira pode ser plantada assim. Vejam as fotos no link:
http://picasaweb.google.com.br/110552723046649406113/Semihidroponia#
Por falar nesse assunto, aproveito para deixar publicamente comunicado que estou de relações cortadas com São Pedro enquanto ele não mandar uma chuvinha aqui pra Brasília. Tô de mau mesmo! Zangadíssima! Meu jardim está com fotos impublicáveis. Meu poço secou há 3 semanas e tudo jaz pela grama cinzenta.
Estou arrasada.
Abraços a todos e vamos torcer pela chuva.