Impacto visual
Subindo direto ao último andar e saindo do elevador, a sensação é a de se chegar num jardim botânico bem longe da cidade.A primeira impressão não tem nada a ver com shopping, de tão exuberante a verdadeira mata ali plantada. Eu fiquei de queixo caído com o tamanho das árvores e a quantidade de verde.
Maria João d´Orey foi a paisagista responsável pelo projeto do Shopping Cidade Jardim, em Pinheiros, São Paulo. Ela utilizou 20 árvores que já estavam ali antes da obra e que atualmente já estão com 20 metros de altura.
Plantas que se dão bem na sombra, como a licuala, os lírios-da-pas gigantes, as palmeiras fênix e as pinangas foram plantadas às dezenas.
As árvores maiores são as tipuanas e as sibipirunas. Gostaria muito de voltar lá para vê-las floridas. Ambas dão cachinhos amarelos. Durante as obras, essas árvores foram retiradas e levadas para um viveiro, e depois retornadas para o plantio definitivo nos dois jardins do térreo.
As jardineiras formam cascatas de plantas pendentes...
As palmeiras barrigudas também estão presentes
Nesta foto percebe-se a altura das copas das árvores
Todos os corredores são repletos de cachepots, muito bem cuidados
Aqui está um belíssimo vaso com pinanga
Alguns gêiseres ladeando as escadas rolantes no térreo complementam e dão o toque final.
No topo do shopping existe um amplo e belíssimo gramado, e um jardim de jabuticabeiras. No térreo também existe um grupo de jabuticabeiras adornando um café. Quem resiste? Errei na foto, ficou tremida, mas estou postando assim mesmo!
As cascas de pinus que cobrem o chão de terra não foram simplesmente espalhados, mas ordenadamente desenhados formando texturas que demonstram o maior cuidado possível. Realmente um luxo.
Na sua próxima viagem a São Paulo, não deixe de ir no Cidade Jardim. Paisagismo nota 10.
